Morar em Colatina representa viver em uma cidade que oferece o conforto dos grandes centros do país, com a vantagem de não conviver com a violência. O bucolismo está presente no município. O ar interiorano é o principal charme. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que em 1970 era de 0,425, em 2000 já atinge a 0,773. Os colatinenses são hospitaleiros e recebem os visitantes “ como se fossem velhos amigos ”.
São comuns os passeios e reuniões nas diversas praças da Princesinha do Norte. Uma delas, a Praça Sol Poente, é o principal centro de lazer e cultura, onde acontecem os mais variados eventos. Neste local é realizado, nos finais de semana , uma feira de artesanato e de comidas típicas, conhecida como Projeto Coisa Nossa.
Colatina é um pólo regional de referência em saúde de toda a macrorregião Noroeste do Estado. Um importante centro de atendimento médico-hospitalar que possibilita a realização de tratamentos , desde a atenção básica até exames de alta complexidade.
Formam este pólo oito hospitais, 30 unidades de Saúde municipais, 12 laboratórios de clínica e patologia, oito clínicas de radiologia, dois centros de hemodiálise, um Centro Regional de Especialidade, um hemonúcleo, um Centro Municipal de Vigilância em Saúde.
As inúmeras conquistas no setor educacional garantem a qualidade do ensino em todos os níveis, contando com uma extensa rede de estabelecimentos, desde os centros de educação infantil até cursos superiores. São 95 escolas municipais, 10 estaduais, 15 particulares, duas federais e dois complexos universitários.